domingo, 8 de maio de 2067

O que é a democracia?

O que é a democracia?
Perguntaram–me à saída.
E eu disse que não sabia,
porque nunca a vi na vida.

I
Certo dia, lá num sonho,
muito acima do ozono,
encontrei, pra meu abono,
o mago que aqui exponho:
seu olhar era risonho,
com grande sabedoria,
e num gesto de magia
apontou pra Portugal,
perguntando-me, afinal,
o que é a democracia?

II
Fiquei todo encavacado,
matutando na pergunta,
ao ver tanta coisa junta
para o mesmo resultado…
Recordei todo o passado
desde o ponto de partida,
retorqui-lhe de seguida,
que o sonho era bem vago…
Não queres dizer ao mago?
Perguntaram-me à saída...

III
Entretanto, no retorno,
retornei aos trambolhões:
vi canalhas, vi ladrões,
vi trafulhas, vi suborno,
vi ainda, num contorno,
um sem-fim de hipocrisia,
que me deu, na travessia,
a quantia mais barata…
Vi a pátria democrata,
e eu disse que não sabia...

IV
Aterrei no Alentejo,
junto à Cova dos Ourives,
entre plainos e declives,
junto àquilo que antevejo…
Prossegui, no lugarejo,
a façanha em mim contida,
vendo logo uma avenida,
atulhada de cobiça...
e tentei ver a justiça
porque nunca a vi na vida.

António Prates - 2014